
TEÓFILO OTONI
Instituto Federal
empossa novo diretor do campus local.
O professor Renildo Ismael Félix da Costa foi empossado como diretor geral do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Teófilo Otoni, unidade que está em fase de implantação. A partir de agora, ele estará à frente desse projeto de expansão.
No IFNMG desde 2008, o professor Renildo era lotado no campus Januária, onde, desde 2010, respondia pela Direção de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão. Renildo é doutor em Agronomia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras. Na ocasião, o novo diretor geral agradeceu pelo voto de confiança recebido do reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, e de toda a equipe gestora do Instituto, pró-reitores e diretores-gerais dos outros sete campi, todos os presentes ou representados na cerimônia de posse.
“Nosso principal papel é de promoção humana, de realização de sonhos”, declarou.
Previsão de funcionamento
O início de funcionamento do campus Teófilo Otoni está previsto para o primeiro semestre de 2015, inicialmente, com cursos técnicos. Para levantamento da demanda de cursos, foi realizada recentemente pesquisa de opinião, além de audiência pública na cidade, no final de maio. Agora, a decisão final sobre quais cursos serão ofertados ainda depende de estudos técnicos a serem realizados pela Pró-Reitoria de Ensino. Outras definições aguardadas para concretizar a implantação do campus Teófilo Otoni são a nomeação de servidores recém-aprovados em concurso público e a remoção de servidores entre as unidades do IFNMG. Enquanto isso, o Instituto continua suas atividades no município por meio de cursos técnicos à distância.
IFNMG em Teófilo Otoni
As áreas de Informática, Gestão e Negócios e Recursos Naturais foram as mais apontadas pelos 2.887 respondentes da pesquisa, realizada entre os dias 23 de abril e 29 de maio deste ano, para definir os cursos do campus Teófilo Otoni. Eles participaram por meio de questionário que ficou disponível na internet e também foi aplicado presencialmente em escolhas da cidade e região.
Inicialmente, devem ser ofertados apenas cursos técnicos. Mas a decisão sobre quantos e quais serão implantados e a data de início de funcionamento do campus - previsto para o primeiro semestre de 2015 – ainda depende de estudos técnicos a serem realizados pela Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG, dos processos de nomeação de servidores recém-aprovados em concurso público e de remoção de servidores entre as Unidades da Instituição, além do andamento das obras da estrutura física do campus.