Dr. Ilter critica "uso político" da aula
inaugural do Curso de Medicina de Teófilo Otoni
Publicado em 11 de setembro, às 08h50min, de terceiros.
Na noite desta terça-feira, 09, o vice-prefeito e médico Dr. Ilter Volmer Martins (PSDB), criticou duramente ao reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri por aquilo que chamou de “uso político em benefício de uma candidatura”, referindo-se ao fato de o reitor ter convidado ao médico Ademir Camilo Prates Rodrigues, deputado federal e candidato à reeleição, para ser o preletor do evento — palestrante da aula inaugural —, enquanto que ele, o Dr. Ilter, médico e representante do Poder Executivo da cidade, sequer foi convidado para compor a Mesa Diretora dos Trabalhos.



A crítica foi proferida durante uma fala do vice-prefeito numa reunião política promovida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Northon Neiva, no Clube dos Cavalheiros da Rosa Mística. O evento em questão era um ato de manifestação pública de apoio por parte do vereador Northon Neiva aos deputados Fabinho Ramalho, federal, e Neilando Pimenta, estadual, ambos candidatos à reeleição. Ao fazer uso da palavra o Dr. Ilter trouxe à tona o assunto e disse que durante a aula inaugural houve uso político de um evento público, sim.
Em momento algum o Dr. Ilter desmereceu ao palestrante, o deputado federal Ademir Camilo, que é médico, e muito competente, por sinal. Mas o vice-prefeito, que também é diretor do Hospital Santa Rosália, explicou que não se pode deixar de levar em consideração o trabalho do também deputado Fabinho Ramalho (PV), que através de emendas parlamentares e outros recursos, destinou mais de R$ 14
O vice-prefeito Dr. Ilter acusou o reitor da UFVJM de fazer política em defesa de uma candidatura ao não convidá-lo para compor a Mesa Diretora dos Trabalhos da aula inaugural do Curso de Medicina
milhões para o Hospital Santa Rosália, o que permitiu transformar a unidade em um hospital de ensino, cadastrado junto ao Ministério da Educação, e também junto ao Ministério da Saúde, possibilitando o programa de residência médica, condição fundamental para o funcionamento do Curso de Medicina.
Dr. Ilter disse ainda que o reitor temia que, mesmo falando como vice-prefeito, acabasse por fazer alusão ao seu apoio à Fabinho Ramalho, que é concorrente de Ademir, e assim desqualificasse recente publicação na imprensa local onde o reitor tentava atribuir toda a responsabilidade pela vinda do curso de Medicina ao concorrente de Fabinho.
