top of page

ENTREVISTA

 

Dr. RICHARD FERNANDES VILA

diz que "a velhice

não tem que ser um território de doenças inevitáveis".

VOX Saúde, motivado por e-mails de leitores, viu-se comprometido a produzir um conteúdo sobre Geriatria. Por isso, nossa Editoria foi conversar com o reconhecido geriatra Richard Fernandes Vila. Ele é graduado em Medicina pela Universidade do Amazonas e pós-graduado em Geriatria pela mesma universidade. Também se pós-graduou em Infectologia.

 

Com aproximadamente 10 anos de atuação em Teófilo Otoni e região, o Dr. Richard Fernandes Vila já é apontado como uma referência em sua área, prospectando, graças ao seu trabalho sempre muito aprovado, pacientes da cidade e de outros municípios que gravitam em torno de Teófilo Otoni.

 

Dr. Richard Fernandes Vila recebeu a equipe do VOX em seu consultório, no Grão Pará, e, tranquilamente, aceitou falar, sem limites ou censura, sobre as reais possibilidades da Geriatria moderna. O leitor do VOX fará contato com uma entrevista enriquecedora e carregada de informações decisivas sobre o assunto.

 

Curtam-na!

PARTE I – Ele abriu a entrevista dizendo que é preciso fazer uma revisão do conceito idade, até porque muitos desses parâmetros já mudaram, estabelecendo, assim, novos ângulos de encarar cenários já conhecidos. O Dr. Richard Fernandes Vila valeu-se da oportunidade para nos instruir quanto ao momento em que a Geriatria pode (e deve), de fato, ser introduzida na vida do cidadão. O especialista trouxe à luz da discussão o fenômeno da miscigenação brasileira, e o quanto ela pode, em verdade, interferir no processo de envelhecimento.  

PARTE II – Neste bloco, o Dr. Richard Fernandes Vila concentrou o seu tempo em debater questões ligadas aos fatores externos que podem, como ele salientou, acelerar todo o processo de envelhecimento, ou tornar a velhice um território freqüentado por muitas doenças. O médico foi categórico em afirmar que velhice não é sinônimo só de doenças, como muitas pessoas imaginam. Há, sim, e ele deixou claro, velhos saudáveis, velhos que chegam ao 'fim do seu tempo' sem se ver acometido de tantas patologias oportunistas como acontece em muitos casos.

PARTE III – O médico disse que o fator "gênero" na causa do envelhecimento só tem um peso diferenciado porque a mulher é sempre mais cuidadosa com a própria saúde ao longo da vida. Diferentemente do homem, que evita o médico enquanto pode. Neste vídeo, o geriatra ainda fala da sexualidade na terceira idade e da sua importância. Pegou um gancho para alertar que os idosos, depois do advento do Viagra, passaram a fazer parte do grupo de risco e, muitos deles, contraem HIV no tardar da vida. Assista ao vídeo. Imperdível!   

PARTE IV – Neste ponto da entrevista, o doutor Richard Vila tratou da subutilização dos mais velhos e do quanto essa fase representa. Ele salienta que a falta de ocupação está ligada a um grande prejuízo emocional para as pessoas quando essas passam a viver a percepção de que deixaram de ter qualquer utilidade social. O entrevistado reforçou a tese de que é preciso encontrar novos sentidos para a vida quando se alcança a terceira idade. Sugeriu dança, passeios, viagens, ocupação física. O especialista lembrou que é possível ser velho e, ao mesmo tempo, saudável.    

PARTE V – O Dr. Richard Fernandes Vila utilizou o bloco final para se reportar às doenças neuropsiquiátricas. Tratou, com exclusidade, do Mal de Alzheimer, reiterando esperança no controle da doença. Por fim, provocado pelo editor do VOX, foi veemente em afirmar que a percepção da existência de Deus pode ajudar muito no tratamento de algumas patologias. Para ele, "quando o paciente tem fé, as soluções encaminham-se". Ele lembrou não estar falando de religião mas, sim, da ideia do controle exercido por um Ser Superior. 'Admitir esse Ser é apostar no imponderável', disse.  

GEROCLINIC - Rua Pastor Hollerbach, 29 - Grão Pará - Teófilo Otoni - MG - (33) 3522-2779 - E-mail: geroclinic@hotmail.com

  • Instagram Basic Black
  • facebook-square
  • Twitter Square
bottom of page